sexta-feira, 15 de junho de 2012

"Quanto vale uma lágrima"

O grande problema do mundo moderno? A pressa.
Aquele mesmo trajeto percorrido, no qual vemos mas não olhamos quanta beleza.
Escravos da rotina, nos esquecemos de sentir nosso lugar enquanto participante da natureza.
As novas flores que nasceram, a cor do mar, pessoas...
A caminho do que seria mais um dia estressante e corrido, não podia imaginar que 'alguém lá em cima' sabe mesmo o que faz.
O sorriso de uma pequena meNINA, fez chamar a atenção de um homem.
Em qualquer outro dia ele passaria invisível aos meus olhos.
Mas a forma como retornou ao sorriso dela, me fez sorrir também- sem saber bem por quê.
Ele não chamaria a sua atenção, acredite. E deixando a hipocrisia de lado, nem a minha.
Pés num tênis velho, única parte da indumentária era um short azul de tactel (tão sujo que demorei a distinguir a cor), corpo suado, mãos calejadas. No sorriso, faltavam dentes.
Nas mãos uma velha mala- cujo zíper parecia não funcionar há tempos- com pouco volume.
Nos olhos... Aí vem a surpresa. Olhos de criança curiosa. Inocência boa. de quem não se permitiu tal escravidão.
Se disse um 'andante' apaixonado pela natureza, principalmente Búzios.
Apesar de começar a despertar em mim interesse, era com as crianças que ele queria conversar.
E o momento mais longo do dia (esperar o transporte) passou em um segundo, contra a minha vontade.
Essa Carol se transformou numa criança, sentada com suas crianças, com olhos curiosos e ouvidos bem abertos para tantas histórias de vida.
Só conseguia pensar que a beleza vem apenas da SIMPLICIDADE.
Nada que não seja simples, é bonito de verdade.
E como se não bastasse tantos avisos que a vida quis me dar com esse encontro, ele tira de sua mala suja, um saco plástico, contendo outro saco plástico; dentro um livro: "QUANTO VALE UMA LÁGRIMA" (nunca mais esqueço esse título!); 'Crônicas de amor de um pedreiro de Búzios'.
Os olhos transparecendo emoção, colocou em minhas mãos aquela obra, escrita por ele. O peso, não era comum. Carregava histórias de um andarilho apaixonado- cujo dom da escrita, como ele diz, surgiu em uma de suas 'visões'. 

Dez longos minutos de aprendizado e viagem para muitos lugares. 
A realidade me chamou de volta.
Não me importo... Voltei com mais um grande aprendizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário